7 Tipos de empréstimos: opções que se enquadram ao seu perfil

-

Anúncios

Veja agora quais são os tipos de empréstimos que se enquadram no seu perfil. A princípio, manter uma vida financeira saudável no Brasil não é uma tarefa fácil.

Segundo o IBGE, o salário médio no Brasil está um pouco acima do salário-mínimo. O dinheiro nem sempre é suficiente para cobrir as despesas básicas, muito menos fazer reservas de emergência, poupar ou investir.

Como resultado, muitas pessoas recorrem a empréstimos para pagar despesas imprevistas ou investir em planos de longo prazo, como comprar uma casa ou um carro, fazer reformas ou fazer cursos profissionalizantes.

No entanto, é preciso estar atento aos tipos de empréstimos disponíveis para fazer a melhor escolha. Alguns deles podem facilmente levar a dívidas incobráveis.

Anúncios

Por isso, confira as principais opções de crédito disponíveis no mercado e descubra qual delas oferece as melhores condições para você.

Tipos de empréstimos: O que são empréstimos?

Empréstimo é um contrato firmado entre um indivíduo é uma instituição em que uma das partes utiliza um bem fornecido pela outra por um período de tempo determinado.

Neste serviço, uma pessoa física ou jurídica solicita uma quantia em dinheiro a uma instituição financeira, que será devolvida com juros após um determinado período de tempo.

Esse valor pode ser usado para quitar dívidas, comprar uma casa e um carro, pagar a escola ou fazer uma viagem.

Para fazer a melhor escolha, você precisa conhecer as condições do empréstimo, como taxas de juros e condições de pagamento.

7 tipos de empréstimos no Brasil

Confira abaixo as formas mais comuns de empréstimos disponíveis oferecidos pelas instituições financeiras:

1. Cheque especial

O cheque especial entra na lista dos tipos de empréstimo, pois é uma forma mais popular de conseguir um dinheiro extra devido à facilidade de obtenção dessa linha de crédito.

Os cheques especiais são muitas vezes confundidos com “saldo extra” que os bancos fornecem aos usuários de suas contas correntes quando eles sacam dinheiro.

Então, se você tem R$100 na conta, mas quer sacar R$300, pode fazer isso por meio do cheque especial, que dá um saque adicional dependendo da sua situação de crédito.

Importante avisar que o cheque especial cobra um juro alto, podendo chegar a mais de 210% ao ano, então quando for usar ele, lembre de ver se financeiramente compensa.

2. Cartão de crédito

Você não precisa ser correntista de banco para usar um cartão de crédito. Poucas pessoas sabem que cartão de crédito é um tipo de empréstimo.

Isso significa que toda vez que você compra algo a prazo, você solicita um empréstimo da corretora responsável pelo cartão para cobrir a compra naquele momento.

No final do mês, você se compromete a reembolsar à corretora todo o valor emprestado.

Como todos os tipos de empréstimos são baseados na confiança de que você pagará o valor devido no prazo estipulado, cada pessoa tem um limite de crédito diferente, avaliado com base em seu perfil ou pontuação de crédito.

Os cartões de crédito são bastante populares devido à sua facilidade de uso, mas também são uma das principais razões pelas quais os brasileiros têm dívidas inadimplentes.

3. Crédito Rotativo

A linha de crédito rotativo do cartão de crédito é um empréstimo com uma finalidade específica de quitação, ou seja, não visa desacreditar a fatura do cartão deixando de pagá-la.

Portanto, o crédito rotativo geralmente é fornecido pela própria administradora do cartão de crédito diretamente ou por meio de um parceiro.

É chamado de “Valor Mínimo de Pagamento” para a fatura.

Os juros do crédito rotativo podem chegar a 375% ao ano, o que requer alguns cuidados para não se transformar em uma dívida mais difícil de pagar do que a dívida original.

Essa linha de crédito geralmente é uma solução em uma situação de emergência em que você não tem fundos suficientes.

4. Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é um dos tipos de empréstimo menos compreendidos pelos brasileiros, o que é uma pena porque costuma oferecer uma das melhores condições de pagamento.

Nessa modalidade de empréstimo, o cliente dá um bem, que pode ser um imóvel, um veículo, joias ou outros itens de maior valor, como garantia à instituição que concede o crédito.

Quando uma pessoa fornece ativos como garantia para um empréstimo, isso reduz muito o risco operacional, a probabilidade de que o empréstimo não seja reembolsado e a pessoa fique endividada.

Por ser um empréstimo de baixo risco, é mais provável que seja aprovado em apenas alguns dias ou horas.

5. Empréstimo pessoal

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é crédito pessoal. O empréstimo pessoal é um dos tipos de empréstimos mais usados ​​por pessoas físicas no Brasil e atende a diversos propósitos.

Essa é a linha de crédito mais comum oferecida por bancos, fintechs e financeiras. Nela, as instituições financeiras fornecem valor em dinheiro para indivíduos sem perguntar como o dinheiro é usado.

6. Empréstimo consignado

O Consignado é uma modalidade de empréstimo exclusiva para determinadas categorias de empregados como: aposentados do INSS, pensionistas, trabalhadores CLT, profissionais das Forças Armadas e servidores públicos.

A principal fonte do crédito consignado é a forma de pagamento, os salários. Dessa forma, o pagamento do empréstimo é descontado diretamente do salário, seja ele salário ou benefícios do INSS.

7. Refinanciamento

O refinanciamento é quando um cliente já se inscreveu em uma linha de crédito e precisa trocá-la por outra linha de crédito.

Essa linha de crédito pode ser um financiamento ou um empréstimo normal. Normalmente, o swap serve para substituir os juros, barateando a dívida.

Essa opção de crédito pode ser vantajosa se a pessoa tiver garantido um empréstimo com uma taxa de juros muito alta.

Por exemplo, devido a mudanças na taxa Selic, os juros de uma conta pré-fixada podem ser menores do que os pactuados no momento da contratação. Nesse caso, vale refinanciar a dívida.

Conclusão

Por fim, viver uma vida financeira saudável no Brasil, não é uma tarefa fácil! Nesse caso, muitas pessoas optam por recorrer a empréstimos para poder lidar com despesas inesperadas.

De tal forma, aqui falamos para você quais são os tipos de empréstimos, espero ter ajudado você. Lembrando que o empréstimo consignado pode ser uma boa opção para quem não quer pagar juros abusivos.

Logo